Fechar [x]
PT | EN

Relatório de Sustentabilidade 2017

Mensagem da Administração

Luiz Alexandre Garcia
CEO do grupo Algar

Luiz Alberto Garcia
Presidente do Conselho de Administração do grupo Algar

Convidamos você a conhecer as principais conquistas do grupo Algar em 2017, ano em que demonstramos ao mercado uma governança corporativa de excelência, expandimos nossas atividades para regiões estratégicas e concentramos foco nos negócios mais competitivos.

Nossa governança, plano de negócios e eficiência de gestão promoveram a atração de um investimento importante pelo fundo Archy, afiliado ao GIC Special Investiments. Vendemos aproximadamente 25% do capital da Algar Telecom por R$ 1 bilhão. Essa transação demonstra a confiança em nossa administração, a despeito das volatilidades políticas e econômicas no País. É uma sinalização importante para o mercado e outros potenciais investidores.

Nosso movimento de expansão teve dois destaques. O primeiro deles foi a aquisição da Costa do Sauípe pelo Grupo Rio Quente, dobrando a capacidade de hospedagem e nos transformando em um gigante do setor de turismo e entretenimento. O outro foi a conclusão do cabo de fibra ótica submarino Monet pela Algar Telecom, o qual interligará Brasil e Estados Unidos, com interconexão em Fortaleza (CE), a partir de 2018, permitindo o ingresso no mercado do Nordeste e maior participação no mercado de grandes volumes de internet.

A Algar Tech tem se destacado em seu mercado de atuação, alcançando reconhecimentos importantes no setor de tecnologia e por sua orientação à inovação. Conquistamos, entre outros, a quarta posição do ranking Valor Inovação Brasil, no setor de Tecnologia e fomos reconhecidos pela Frost & Sullivan como empresa líder e a mais inovadora em estratégia competitiva em Contact Center.

No setor Agro, a Algar Farming expandiu as áreas arrendadas e apresentou resultados positivos, devido aos ganhos de eficiência e ao aumento de produtividade, além da excelência na gestão. Já a Algar Agro enfrentou um cenário desafiador nos negócios de exportações e esmagamento de soja, pressionando fortemente as margens de todo o setor.

As empresas aceleradas pela Algar Ventures – a Alsol, especialista em energias renováveis com geração distribuída, e a NetSupport, plataforma colaborativa de suporte técnico em tecnologia – ampliaram suas áreas de atendimento e seus resultados. Também investimos na Sensix, negócio promissor de tecnologia aplicada ao agronegócio, que realizou um piloto com a Algar Farming para coleta e processamento de dados sobre plantios.

O Instituto Algar teve um ano de resultados relevantes. Os projetos educacionais atenderam a 16.800 alunos e envolveram 1.180 voluntários das empresas do grupo Algar. Realizamos 47 iniciativas ambientais em diversos campos, como a proteção de recursos naturais, a gestão da água e o tratamento de resíduos.

A UniAlgar se tornou uma plataforma digital e trouxe ganhos relevantes quanto à redução de custos e escalonamento da educação, deixando de ter a sede física e diminuindo o custo fixo.

Recebemos prêmios e reconhecimentos do mercado, no campo da sustentabilidade, inovação, gestão e atendimento ao cliente, os quais nos enchem de orgulho e aumentam nosso comprometimento para alcançar resultados cada vez melhores.

Aos associados, nosso agradecimento é demonstrado por meio de um ambiente de desenvolvimento humano e intelectual, de troca de conhecimentos e, acima de tudo, de relacionamentos éticos. Juntos, faremos da Algar uma organização ainda mais relevante para o desenvolvimento dos países onde atuamos.

 

 

29