Fechar [x]
PT | EN

O grupo Algar

Estratégia de crescimento e expansão

Atração de investimentos

O modelo de governança corporativa que praticamos foi atrativo para investidores em 2017. No início do ano, a Algar Telecom captou recursos a partir da sexta emissão de debêntures, no valor de R$ 432 milhões, fazendo frente aos investimentos realizados e a realizar. Além disso, atraímos um grande investidor e anunciamos a venda de aproximadamente 25% das ações ordinárias da Algar Telecom para o fundo de investimento Archy, afiliado ao fundo soberano de Cingapura (GIC Special Investments), mediante um montante de cerca de R$ 1 bilhão. Em consequência, suspendemos o aumento de capital por meio de uma oferta pública de ações.

 

Planejamento estratégico

Um dos grandes desafios do direcionamento estratégico de uma organização é transformar os elementos da estratégia definida em projetos, gerando o resultado esperado. Temos, portanto, utilizado metodologias para transformar nossas decisões em performances consistentes. Depois de adotarmos a Gestão Baseada em Valor (ou VBM – Value-Based Management), em 2016, seguimos em 2017 com o primeiro ciclo de priorização de projetos estratégicos sob essa metodologia, considerando entre os critérios o maior potencial de expansão e desenvolvimento. Para a definição de metas, usamos o conceito de lucro econômico (retorno sobre o capital investido), seja capital do acionista ou de terceiros. Ou seja, para utilizar a métrica de geração de valor, há parâmetros internos e externos a serem analisados, como as competências da Empresa em relação a outros competidores, a exposição a riscos e indicadores da indústria.

Essa primeira etapa foi aplicada com a Algar Telecom e a Algar Tech, para as quais foram definidas e implementadas metas de geração de valor específicas, refletindo as aspirações dos acionistas. A partir de 2018, o Grupo dará continuidade ao cronograma de execução da metodologia VBM para as demais empresas. O propósito é gerar um círculo virtuoso em que todos ganham: associados, acionistas, clientes e sociedade.

 

Ativos intangíveis

Marca

A marca Algar, formada pelas iniciais de seu fundador – Comendador Alexandrino Garcia – legitima a trajetória de nosso grupo que, ao longo de 87 anos, trabalha empreendendo os negócios para servir os clientes com soluções inovadoras.

Em 2017, demos continuidade à estratégia de fortalecimento de marca, sobretudo, a três dos atributos que refletem nosso comportamento empresarial: compromisso de servir, inovação e confiabilidade. Esse trabalho envolveu campanhas de comunicação veiculadas em meios digitais, mídia off-line e patrocínios.

Em 2017, lançamos o projeto “Links Perdidos”, em parceria com a ONG Mães da Sé, para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas. Com isso, os clientes da Algar Telecom deixaram de receber mensagens de erro quando tentam acessar páginas inexistentes ou com problemas na internet. Em vez disso, passaram a ser redirecionados para uma página com fotos de pessoas desaparecidas.  Para aumentar as chances de reconectá-las às suas famílias, realizamos uma parceria com o Santos Futebol Clube, com a divulgação do nome do projeto no lugar da marca Algar, na camisa dos jogadores em partidas contra Grêmio e Vasco.

Outra iniciativa importante de ampliação de conhecimento da marca, com alcance nacional e ênfase no estado de São Paulo, foi a continuidade no patrocínio ao Santos Futebol Clube, pois promove grande visibilidade da marca no uniforme dos jogadores, nos materiais de merchandising, nas redes sociais e mídias eletrônicas, na sala de imprensa da Vila Belmiro (que recebe o nome Algar), além de ações de relacionamento com clientes atuais e potenciais para assistirem aos jogos do time.

 

Campanha enfatiza que a Algar está pronta para resolver os problemas de seus clientes

Merece destaque a campanha lançada em 2017 com o mote embasado em um ditado popular: “#EmaEmaEma cada um tem seu problema e a Algar tem soluções inovadoras para sua empresa”. De forma simples e objetiva, comunicamos que nossas empresas estão prontas para resolver os problemas de negócios, dos clientes e prospects.  Clique aqui para ver um dos três comerciais produzidos para a campanha.

 

Dinamismo na gestão de portfólio

Estamos vivenciando a era da transformação digital, em que as tecnologias têm transformado a indústria, o trabalho, as relações e o modo de vida das pessoas. Nesse contexto, as necessidades da sociedade podem mudar rapidamente. Por isso, continuamente incorporamos novas estratégias e processos que respondam a demandas atuais e futuras nos mercados onde atuamos, como por maior velocidade na obtenção de resultados, com menores custos. Mais do que oferecer soluções e tecnologias inovadoras, contribuindo para a manutenção de nossa atratividade e competitividade, somos seletivos em relação ao nosso portfólio de negócios e focamos somente em setores nos quais identificamos mais oportunidades para gerar mais valor aos clientes.

 

Inovação

Para nós, a inovação direciona novos investimentos. Por meio da Algar Ventures, criada em 2016, promovemos a inovação em três eixos de atuação: aceleração e incubação de empresas e fundo de investimentos. Cinco por cento do nosso lucro líquido anual é destinado a negócios inovadores em estágio inicial, com grande potencial de escalabilidade, que podem estar relacionados às atividades do grupo Algar ou a outros segmentos, como de finanças, educação e saúde. Mais de R$ 100 milhões já foram investidos em cerca de mil projetos, com ganhos reais superiores a R$ 460 milhões. Entre as aceleradas de destaque, estão a Alsol Energias Renováveis, a NetSupport e a Sensix.|Veja mais em “Nossos negócios“.

Em apoio ao ecossistema de inovação, fechamos uma parceria com a Uniube (Universidade de Uberaba), onde promovemos encontros e mentorias para alunos com propostas de projetos inovadores. Fomos correalizadores do Cities (Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade), com Fiemg, Sebrae, prefeitura municipal de Uberlândia e governo do estado de Minas Gerais, que promoveu a temática “cidades inteligentes” e reuniu empresários, empreendedores, acadêmicos e estudantes na cidade de Uberlândia.

Em paralelo aos investimentos, cada empresa do Grupo tem o compromisso de buscar tendências e novas tecnologias; criar oportunidades de colaboração com outras empresas parceiras e clientes, instituições e comunidade; realizar experimentações ágeis, com análises consistentes; e apresentar resultados, incorporando inovações a processos internos e a soluções para clientes e suas cadeias de valor. Um dos caminhos para promover essas transformações é a Mostra Algar de Inovação, oportunidade anual para os associados de todas as empresas do Grupo apresentarem projetos de novos produtos e processos que promovam economia de recursos e novas receitas. Em 2017, a Mostra Algar de Inovação fez parte do Cities, por meio de exposição de projetos de parceiros e universidades nacionais, com atuação em inovação e empreendedorismo. Além disso, em 2017, o grupo Algar lançou o Brain, um Centro de Inovação em Negócios Digitais, visando promover a cooperação e a inovação aberta. Encerramos 2017 com o ecossistema de inovação fortalecido.

 

Sustentabilidade

Nossa visão sobre sustentabilidade está relacionada a como nossos negócios podem contribuir para solucionar desafios atuais e futuros da sociedade e a como nos relacionamos com nossos públicos. Manter rigorosos padrões éticos de atuação; apresentar ao mercado soluções com alto valor agregado; trabalhar de forma mais conectada, simples, ágil e inteligente; ter responsabilidade sobre os impactos das nossas atividades no meio ambiente e na vida das pessoas. Para nós, tudo isso está relacionado à sustentabilidade.

Para nortear nossa gestão sustentável, utilizamos referências internacionais e assumimos publicamente compromissos com agendas globais de desenvolvimento. A Algar Telecom é signatária do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Atualmente, a Empresa contribui direta ou indiretamente para 27 dos ODS, o que passou a ser monitorado de forma mais estruturada.

Temos, ainda, o Instituto Algar, uma associação sem fins lucrativos que coordena o investimento social do Grupo (com voluntariado, recursos próprios e por meio de incentivos fiscais), para a realização de projetos socioambientais, especialmente com perfil educacional (veja mais em “Gestão socioambiental”). Como forma de gerar mobilização diante dos compromissos assumidos, com o apoio do Instituto Algar, temos o Comitê de Sustentabilidade com representantes de diversas regiões de atuação e premiações anuais às regionais que mais se destacam.

A maturidade da gestão voltada à sustentabilidade tem sido reconhecida nos últimos anos, por meio de premiações recebidas pelas empresas do Grupo, como “a mais sustentável” em diferentes setores de atuação, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade. Veja mais em “Prêmios e Reconhecimentos”.

 

 

Gente servindo Gente

O slogan da marca Algar, “Gente servindo Gente”, foi inspirado nas lições do fundador do Grupo, Comendador Alexandrino Garcia. Para ele, o mais importante era trabalhar em benefício de alguém, servir as pessoas em suas necessidades. É isso que, até hoje, guia as atitudes e os comportamentos de nossos associados em relação aos nossos clientes.

Na prática, valorizamos as relações humanas em todas as nossas atividades e construímos relacionamentos éticos, respeitosos e transparentes com os associados. Essa atitude é naturalmente replicada a todos os demais públicos. Por adotarmos uma postura coerente com nossos stakeholders internos e externos, somos reconhecidos como uma das melhores empresas para se trabalhar em diferentes setores e regiões – veja em “Prêmios e Reconhecimentos” – e, ao mesmo tempo, conquistamos altos índices de satisfação com nossos serviços e soluções.

Uma das razões por alcançarmos esse reconhecimento está no fato de proporcionarmos um ambiente de desenvolvimento humano e intelectual, que tenha valor para os associados e, consequentemente, qualifique as soluções apresentadas ao mercado. Uma estratégia nesse sentido é a UniAlgar, referência nacional em universidade corporativa e ensino a distância, fundada em 1998, para desenvolver talentos e aumentar a competitividade dos negócios. Iniciativas como essa, aliadas a políticas atrativas de gestão do talento humano, têm reflexo no ambiente de trabalho. Isso é comprovado por meio da Pesquisa de Clima Organizacional cujo índice de satisfação saltou de 71%, em 2016, para 77%, em 2017.

 

 

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

Ao longo de nossa trajetória, temos conquistado importantes reconhecimentos que demonstram nosso desempenho de destaque nas áreas de governança corporativa, gestão de pessoas, sustentabilidade, inovação e atendimento ao cliente. Conheça a seguir os principais prêmios de 2017.

INOVAÇÃO

  • ALGAR AGRO – Ranking Valor Inovação – 1ª posição no setor de Agronegócios
  • ALGAR TELECOM – Ranking Valor Inovação – 2ª posição no setor de Telecomunicações
  • ALGAR TELECOM – Best Innovator AT Kearney – empresa mais inovadora do Brasil no setor de Telecomunicações
  • ALGAR TELECOM – Ranking Campeãs da Inovação Revista Amanhã – empresa mais inovadora no Sul do Brasil no setor de Telecomunicações
  • ALGAR TECH – Ranking Valor Inovação – 4ª posição no setor de Tecnologia
  • ALGAR TECH – Melhores & Maiores Exame – 46ª posição na categoria Mundo Digital

GOVERNANÇA CORPORATIVA

  • ALGAR TELECOM – Revista Época Negócios 360º – melhor administrada no setor de
    telecomunicações pelo quinto ano consecutivo
  • ALGAR TELECOM – 21º Prêmio Anefac/Fipecafi/Serasa Experian – Troféu Transparência
  • ALGAR TECH – Melhores da Dinheiro – Categoria Tecnologia – 5º lugar em Inovação
    e Governança Corporativa
  • ALGAR TECH – Frost & Sullivan – Best Practices Award – empresa líder e a mais
    inovadora em estratégia competitiva em Contact Center
  • ALGAR TECH – Ranking FDC – Ranking das Multinacionais Brasileiras – as 54 empresas
    que mais cresceram

GESTÃO DE PESSOAS

  • ALGAR S/A – Revista Você S/A – 150 Melhores Empresas para Trabalhar em 2016
  • ALGAR AGRO – Revista Época – Melhores Empresas para Trabalhar (GPTW) – entre as melhores de Minas Gerais e do Maranhão (com até 1.000 funcionários)
  • ALGAR TELECOM – Revista Época – Melhores Empresas para Trabalhar (GPTW) – entre as melhores do Brasil (pelo quinto ano consecutivo) e também de Minas Gerais (com mais de 1.000 funcionários)
  • ALGAR TECH – Melhores para Trabalhar – 8ª posição no ranking de Minas Gerais (com mais de 1.000 funcionários)
  • ALGAR TECH – Nice Customer Excellence Awards – Excelência no Engajamento de Funcionários
  • ALGAR SEGURANÇA – Revista Época – Melhores Empresas para Trabalhar (GPTW) – 5ª posição no ranking de Minas Gerais e 72ª no nacional (com mais de 1.000 funcionários)

ATENDIMENTO AO CLIENTE/CASES

  • ALGAR TELECOM – Prêmio Época – Reclame Aqui – As melhores empresas para o consumidor, vencedora na categoria Serviços de Telecomunicação
  • ALGAR TECH – Prêmio Best Performance – Categoria Excelência nas Práticas de Análise de Risco e Combate à Fraude – Case Automação de Fraude – SMS Bidirecional
  • ALGAR TECH – Mesc – Melhores Empresas em Satisfação do Cliente – 1º lugar no segmento de Serviços de Terceirização de Processo de Negócio/Call Center
  • ALGAR TECH – Abrarec – 5º Prêmio Atendimento de Ouro
  • ALGAR TECH – 23º Prêmio Abemd – Ouro em CRM; Ouro em Call Center/Contact Center; Melhor dos Melhores em Call Center/Contact Center
  • ALGAR TECH – Prêmio CIC Brasil – Melhor Projeto de Integração Bronze – Integração SAC e Televendas
  • ALGAR TECH – Prêmio CIC Brasil – Melhor Projeto Estratégico – Prata – URA Extrato de Ganhos
  • ALGAR TECH – Prêmio CIC Brasil – Melhor Operação de Back Office – Ouro – Automatização de Despesas – SMS Bidirecional

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

  • ALGAR S/A – Prêmio do Esporte Mineiro – as empresas que mais apoiaram projetos esportivos em Minas Gerais
  • GRUPO RIO QUENTE – Guia Exame de Sustentabilidade – destaque pela preservação das riquezas naturais do cerrado
  • GRUPO RIO QUENTE – Certificação internacional ISO 14001 de responsabilidade ambiental
  • ALGAR TELECOM – Guia Exame de Sustentabilidade – empresa de telecomunicações mais sustentável do Brasil
  • ALGAR TECH – Melhores da Dinheiro – Categoria Tecnologia – 1º lugar em Responsabilidade Social
  • INSTITUTO ALGAR – Prêmio Quinzala (grupo Quianzala Business) – Pessoas Raras – as 25 personalidades que fazem a diferença em seu meio social

ANUÁRIOS SETORIAIS/ DESTAQUES DIVERSOS

  • GRUPO RIO QUENTE – Revista Viagem e Turismo – o melhor resort do Brasil – dez vezes consecutivas
  • GRUPO RIO QUENTE – TripAdvisor – Hot Park eleito um dos dez melhores parques aquáticos do mundo
  • ALGAR TELECOM – Anuário Telecom – empresa de telecomunicações do ano
  • ALGAR TELECOM – Anuário Telecom – destaque do ano
  • ALGAR TECH – Anuário Telecom – Fórum Editorial – 36ª posição no ranking geral
  • ALGAR TECH – Anuário de Informática Hoje – 82º lugar no ranking geral de prestadores de serviço; 6º lugar entre as campeãs de crescimento; 19º lugar no ranking de integradores
  • ALGAR TECH – Revista Comunicação – Categoria Tecnologia da Informação – Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas
29