Fechar [x]
PT | EN

O grupo Algar

Compliance e gestão de riscos

Conduta ética e mecanismos de gestão

Para uma organização do porte e alcance do grupo Algar, não basta estabelecer regras claras sobre a conduta de seus associados e disponibilizar canais para denúncia. Mais do que isso, é fundamental contar com processos estruturados para informar, sensibilizar, prevenir e fiscalizar. É exatamente esse o propósito do nosso Programa de Compliance.

Nosso Código de Conduta – que norteia o comportamento esperado nos relacionamentos com diversos públicos – é ativamente compartilhado com todos os associados, quando entram na Empresa e também anualmente. Eles devem atestar formalmente o conhecimento das orientações, a cada ano, garantindo que revisões periódicas – como a realizada em 2017 – não passem despercebidas.

Usamos canais de comunicação interna e externa para promover visibilidade ao Código e realizamos um treinamento específico sobre o tema, disponível para os associados pela internet. No dia a dia, é possível observar as premissas éticas em políticas e procedimentos internos, aplicáveis a diversas atividades da Empresa, como a seleção de profissionais, a contratação de fornecedores e o patrocínio a projetos. Os executivos da Companhia exercem papel crucial para o Programa de Compliance, na liderança pelo exemplo e demonstração de coerência entre discurso e prática.

Quem identifica uma prática que possa representar desvio do Código de Conduta e/ou de leis e regulamentos pode reportar a situação ao Canal de Denúncia , administrado por uma auditoria independente, responsável por avaliar a procedência e a criticidade da denúncia. Os desvios confirmados são relatados à Comissão de Integridade, que investiga e trata as ocorrências. Garantimos sigilo, preservação da identidade e não toleramos nenhum tipo de retaliação.

 

Conformidade e auditorias

GRI 102-12  419-1  307-1  416-2

O grupo Algar monitora leis e regulamentos aplicáveis a seus negócios, de forma a promover a conformidade de suas atividades. Nossas políticas e procedimentos estão aderentes à Lei Anticorrupção (nº 12.846/2013), à Lei das Licitações (nº 8.666/1993), à Lei do Pregão (nº 10.520/2002), à Lei do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (nº 12.462/2011), entre outras.

Na frente de trabalho de prevenção e combate à corrupção, também somos signatários do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção (Instituto Ethos). Aplicamos boas práticas em diversas áreas da Empresa, como na determinação de regras claras para contratação de fornecedores, doações, patrocínios de caráter socioambiental e cultural.

Para promover uma avaliação efetiva e transparente dos nossos controles internos e da conformidade com regulamentações, normas, políticas internas e externas, contamos com a Auditoria Interna, responsável por definir um plano anual a partir dos riscos de cada negócio, validar o plano com o Conselho de Administração, realizar auditorias em diversos processos e, em caso de não conformidades, recomendar e monitorar planos de ação. Em uma atuação complementar, a Auditoria Externa avalia as demonstrações financeiras, seus sistemas e registros de transações, com base em normas brasileiras e internacionais, que subsidiam a emissão de um parecer.

Em 2017, não foram registrados casos de não conformidade com leis e regulamentos, sejam eles relacionados à corrupção, ao meio ambiente e a impactos gerados por nossos produtos e serviços na saúde e segurança de clientes.

 

Riscos corporativos

O gerenciamento dos riscos é coordenado pela holding, que articula esse trabalho com as empresas do Grupo e conta com a supervisão do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos – órgão de assessoramento do Conselho de Administração. O processo abrange: a identificação de riscos, a valoração de seu impacto real e potencial para os negócios, a definição de medidas para controle e mitigação, a proposição de indicadores, o monitoramento e a comunicação com públicos estratégicos. É um processo cíclico, que sofre contínua atualização.

Um dos instrumentos que apoia a priorização riscos a serem tratados é a Matriz de Riscos, que costuma apresentar a origem dos eventos, a natureza dos riscos e sua tipificação. A seguir é apresentada uma tabela que resume as tipificações de risco.

 

Natureza dos riscos Tipos Como é percebido Como é mitigado
Estratégicos Governança Perenidade dos negócios impactada por: erros no direcionamento da Companhia; eventual incapacidade de estabelecer regras de relacionamento institucional, de convivência e de sucessão de acionistas e administradores. Manutenção de um Conselho de Família; atividades do Conselho de Administração; avaliação constante de novas práticas, com vistas a garantir evolução contínua, por meio da Vice-Presidência de Gente e do Comitê de Governança Corporativa, órgão de assessoramento do Conselho de Administração.
Estratégia Inerente à formulação e à execução da estratégia corporativa na busca de valor, fatores de risco internos e externos podem comprometer os objetivos, principalmente a longo prazo. Revisão anual do plano estratégico; avaliação e discussão de cenários, concorrência e outros aspectos antes de definir investimentos; Vice-presidência de Estratégia e Inovação, além de consultorias externas, auxiliam nesse processo.
Financeiros Mercado Podemos ter perdas em função da volatilidade de preços das commodities, da variação cambial e da taxa de juros. Os preços das commodities e a variação cambial são especialmente sensíveis para a Algar Agro, que adota políticas de hedge e contratação de instrumentos financeiros. Monitoramos periodicamente a exposição aos riscos de mercado e o cumprimento dos limites aprovados, além de incentivar a automação dos controles de monitoramento dos riscos.
Liquidez Eventualmente, podemos ser incapazes de honrar nossas obrigações, o que geraria impactos significativos, impedindo novas captações de recursos e elevando os custos financeiros. Para evitar o risco de liquidez, acompanhamos diariamente o nível de caixa e a programação de compromissos financeiros. As instituições financeiras com as quais mantemos relações e os limites de crédito são definidos na Política Corporativa de Aplicações Financeiras.
Crédito Diante da possibilidade de não cumprimento de eventuais obrigações por nossas contrapartes, além da chance de ocorrerem falhas nossas na avaliação de limites, garantias e avais, a gestão de nosso risco de crédito é descentralizada. A concessão de crédito a nossos clientes é pautada por procedimentos de análise e consulta aos órgãos de proteção, sendo que cada empresa define suas próprias políticas, regras e programas. Um exemplo é o programa Sentinela, da Algar Agro, que mapeia as exposições de créditos e de preços dos seus clientes. Acompanhamos o nível de inadimplência em cada empresa em reuniões periódicas com as áreas financeiras. A estruturação de um Centro de Soluções Corporativas (CSC) também contribui para mitigar esses riscos.
Conformidade Leis e normas Podemos ficar expostos a autuações por órgãos fiscalizadores – e a eventuais multas, perdas com reparação de danos, cessão de lucros, embargos de obras ou atividades e impactos na imagem – caso não atuemos segundo as melhores práticas, em conformidade com a normatização ambiental, trabalhista, tributária e regulatória. Cabe à Algar S.A. consolidar e acompanhar a carga tributária do Grupo e as contingências fiscais, trabalhistas, cíveis e regulatórias, além de coordenar a Comissão de Gestão Tributária Corporativa, que se reúne trimestralmente. Temos um volume pequeno de ações e contingências trabalhistas e tributárias reconhecido em nossos balanços.
Operações Gestão Estamos expostos a riscos decorrentes de falhas no monitoramento da performance de nossos negócios, na execução de projetos estratégicos e no cumprimento de metas e prazos. Para integrar estratégias e operações, adotamos a metodologia Balanced Score Card (BSC), incentivando os gestores a discutir conjuntamente a performance das áreas em relação aos objetivos estratégicos, propondo alternativas quando necessário.
Processos Estamos constantemente atentos a riscos à capacidade operacional, dimensionamento e obsolescência de ativos e instalações, processos e fluxos logísticos, que podem causar perdas ou interrupções operacionais ou comprometerem a qualidade de nossos produtos e serviços. Focada na eficiência dos processos e na redução de perdas, a gestão de riscos operacionais prevê o monitoramento de indicadores e, em certos casos, metas de desempenho firmadas em Acordo de Nível de Serviço (ANS) com nossos clientes. Nos setores de Telecom e Agro, nossas empresas seguem padrões definidos por órgãos reguladores e estão sujeitas a penalidade em caso de não conformidades. Entre as iniciativas para minimizar esses riscos, destacamos o Projeto Xeque Mate, um programa de dois anos, desenvolvido na Algar Agro, focado nos sistemas de controles internos.
Tecnologia da informação Estamos sujeitos a riscos como o acesso não autorizado a dados e informações da Companhia, decorrente de controles inadequados, além da violação de políticas e termos de responsabilidade, o que pode acarretar ataques externos, paradas no ambiente de TI, alteração ou divulgação indevida de informações. Nossos associados são instruídos sobre a Política de Segurança da Informação da Empresa, o Código de Conduta e os Termos de Responsabilidade para uso de informações. Esses documentos trazem orientações quanto ao uso de e-mails, internet, sistemas e rede corporativa. Um Comitê Corporativo de TI coordenado pela Algar S.A. tem o objetivo de uniformizar as práticas de segurança em todas as empresas. No caso dos riscos de TI, realizamos um amplo diagnóstico, avaliação e monitoramento de indicadores de riscos, conforme grau de criticidade. A partir disso, definimos limites a serem seguidos e ações de mitigação para melhoria dos controles.
Pessoas Podemos encontrar dificuldades para atrair e reter talentos qualificados, em função de fatores como concorrência e clima organizacional. Os riscos de atração e Retenção de pessoas, desenvolvimento e sucessão de executivos são monitorados a partir de indicadores de turnover e de Pesquisa Anual de Clima e Engajamento. Promovemos ações contínuas de melhoria do ambiente de trabalho e revisamos
periodicamente o plano de remuneração e benefícios oferecidos aos associados, além de oferecer um ambiente desafiador.
Meio ambiente Prejuízos decorrentes de intempéries climáticas severas e escassez de recursos naturais. Considerando também o impacto potencial na imagem da Companhia, são adotadas medidas como: contratação de apólices de seguros; elaboração de Planos e Continuidade do Negócio; monitoramento das operações.

 

29